Halloween: Animês para assustar

Em tese, Halloween ou Dia das Bruxas é uma época de medo, arrepio, vampiros (reparem que disse VAMpiros, não EMOpiros) e, claro, filmes de terror. É, basicamente, quando os fantasmas saem da tumba e nos vestimos de forma “assustadora” para nos misturarmos a eles e comemorarmos juntos sua volta, algo similar ao Dia de Los Muertos, no México. Claro, não deixa de ser um quase feriado comercial que dá um buff a filmes, premiações, eventos, quadrinhos, séries, especiais de TV, etc. etc. etc. Se você não dá a mínima para esse Carnaval fora de época, então eu tenho uma sugestão um tanto mais apropriada: Ver animês um tanto tenebrosos. Quer uma sugestão? Daremos 13 !!

Para começar, um clássico de vampiros, sangue e muita pancadaria: Hellsing. Se você chegou até esta linha e não sabe o que é Hellsing, o X ali em cima é por conta da casa. Senão, saiba que a série de Alucard é um dos melhores animês de “terror” já produzidos, mas não pela temporada principal, de 13 episódios. Nope, o que realmente vale a pena são seus OVAS, muito mais fiéis ao mangá do qual foi originado e com roteios menos apressados, dando vazão ao seu macabro protagonista. Em Hellsing Ultimate você terá de tudo um pouco: o mito dos chupadores (ui) de sangue totalmente livre de censura, Ceras curvilínea e insana como deve ser e as gigantescas armas que Walter produz para seu patrão. Além do mais, a trilha sonora é tão boa ou melhor quanto à da versão televisiva, o que quer dizer que pode colocar no último volume e gritar Hell Yeah enquanto as chacinas estão ocorrendo.

Continuando, um tanto mais genérico, mas ainda trazendo um ser de capa vermelha, já ouviu falar de Devil May Cry? Esqueça o boyzinho que colocaram como protagonista do novo jogo, eu falo da trilogia de quatro que tinha um Dante de cabelos brancos como personagem principal. Na época em que o quarto jogo da série estava no forno surgiu a idéia de melhorar a imagem de Dante com um animê, no qual veríamos sua rotina entre as vezes que foi controlado por um noob em um videogame. A série não é um primor de originalidade, mas tem um elemento atraente: ser fiel à mitologia de DMC e trazer algumas das batalhas mais insanas das quais Dante poderia participar. Além do mais, falamos de demônios, elementais e outras criaturas das trevas, todas detonadas pelas gêmeas-não-idênticas pistolas do cara de sobretudo escarlate.

Blood+ é outra boa pedida, com a adesão de um roteiro bem mais estruturado. O animê é uma versão mais longa e muito mais dramática do OVA Blood: The Last Vampire, e mostra a protagonista deste, Saya, saindo de uma vida um tanto pacata para cumprir sua missão de exterminar uma espécie diferente de sugadores de vitae, os Chiropterans (que no bom latim, é a ordem dos morcegos). Blood+ já é um primor pelo traço magnífico, ótimo para um animê de 50 episódios, e pela coreografia de suas batalhas, mas preciso destacar que Saya é uma protagonista bem interessante. No começo do animê ela não lembra de suas habilidades ou sua missão, mas a medida que avança na história essas recordações retornam com força e ela passa a desempenhar melhor seu papel.

Se você, por outro curte algo mais… Romântico… Bom, nem deveria estar nesta lista, mas darei um migué e sugerirei uma boa pedida: Vampire Knight. Com um grande sucesso nos últimos anos, a trama mostra o colégio Cross, que se divide em dois tipos de alunos, basicamente, os diurnos e os noturnos. As turmas só se cruzam em um momento, quando os alunos do dia vão para seus dormitórios. É tarefa de Yuki Cross, filha adotiva do diretor, cuidar para que nenhum acidente ocorra, revelando o segredo da turma da noite. Vão lá, chutem qual é… Eu sei que você, leitor do Sake com Sal, consegue. Isso mesmo, vampiros. Ignorando a premissa não muito original, ainda que bem bolada, temos um romance, já que eventualmente Yuki criará uma tara por algum dos alunos da noite (não, nada de spoilers), que consegue mudar um tanto a roda do destino de VK e produzir uma enjambrada rede de preconceitos, intrigas e, para variar, momentos de tensão entre os predadores e suas presas. Claro, sobrará para Yuki resolver parte dessas pendengas, está entre suas funções.

Aproveitando o momento mais leve, a sugestão, se você quiser rir um pouco enquanto troca o DVD de Hellsing por algo mais pesado, vale citar Rosario+Vampire, um harém sobrenatural com um plot twist curiosamente divertido. Basicamente, um loser que não tem boas notas pra entrar em qualquer colégio de elite vai parar em um colégio unicamente de monstros. Como a primeira “pessoa” que ele conheceu foi a gos… Agradável vampira Moka, o fracassado Tsukune se convence a arriscar seu pescoço ficando entre vários seres que poderiam querer ele para o lanche da tarde. Em vários sentidos. A grande virada é que Moka tem uma segunda forma, liberada quando o rosário de seu pescoço é arrancado, e esta forma é uberpoderosa, fazendo com que a mocinha salve o garoto, independente de ser claramente mais inocente que ele a maior parte do tempo. Precursor do que viria a ser o principal de To-Love Ru, R+V é bom o suficiente para agradar no Halloween, lotado dos doces que roubou das crianças que vieram pedir na sua porta… Se você morar nos EUA, claro, onde é claramente mais divertido comemorar a data.

Assustador por assustador, Elfen Lied entra na conversa. Mas como assim, Elfen Lied? Um animê de tecnologia, discriminação, assassinatos em geral e… Wait. Faz sentido. EF não é exatamente o que encaixaria na categoria Halloween, só que entra nesta lista exatamente por causa dos elementos que carrega, a começar pela violência exagerada que faz com que o tema, manipulação genética e de outras raças, fique ainda mais pesado. E tem mais, Elfen Lied pode deixar você travado no sofá enquanto vê tevê e desligado o suficiente para levar AQUELE SUSTO dos seus amigos que vêm de outro cômodo. Ou VOCÊ pode fazer isso, pode escolher. Se ainda não está convencido, deixe-me lembrá-lo que de todos os animês aqui, independente da capacidade da história, tem as reviravoltas mais soco no estômago que você puder bolar. Pense nisso.

Um animê sensacional e que não poderia faltar a lista é o Ghost Hunt. Em meio a sua trama sobrenatural, esse anime rende bons sustos. Nada melhor para essa data não é verdade ?! O anime conta as aventuras de Shibuya Kazuya, o presidente do Shibuya Psychic Research Center (SPR), e Taniyama Mai, uma estudante do primeiro ano do ensino médio. Quando Mai e suas amigas tentavam atrair espíritos com uma simples brincadeira de contar histórias de terror. Neste momento, Mai e suas amigas conhecem Shibuya, o dono do SPR, que está escondido para investigar atividades paranormais ao redor da escola quando Mai acidentalmente causa um acidente que machuca a perna do assistente de Shibuya além de quebrar uma camera do material deles, e para pagar a sua divida e substituir do assistente de Shibuya, Mai acaba sendo quase que forçada a pegar um trabalho de meio espediente para ajudar a investigar os casos de atividades paranormais em sua escola. Infortunadamente, Mai acaba gostando de Shibuya, e ao longo da história, com Lin, assistente de Shibuya, e muitos outros paranomais e exorcistas, nós somos convidados a entrar neste grande mundo paranormal de espiritos e maldições.Highschool of the Dead é bom. Deixe-me corrigir, meu caro: O mangá é maravilhoso. O animê é bom. É um fanservice cheio para fãs do gênero: Violência, lacerações, zumbis REALMENTE zumbis (sem corridinhas, saltos exagerados e coisas do gênero) e muitos peitos… E bundas… E calcinhas de renda… E uma deliciosa japonesa samurai de longos cabelos roxos e… Onde eu estava? Ah, sim, HOTD como um bom animê de terror, com partes de terror e uma discussão social interessante. Afinal, o que você faria se o mundo parece que chegou ao fim e as regras mudaram, a ponto de nem parecer que existem? Assista.

Uma sugestão que talvez você não compreenda a princípio é Bakemonogatari. O estranho animê de criaturas sobrenaturais é um atentado à sua mente, causando uma reverberação por causa das múltiplas imagens mostradas ao mesmo tempo e o excesso de informação contida em tela. Exatamente por isso é uma grande sugestão para lhe entreter na noite das bruxas. Violento, mas de forma moderada, exagerado, com diálogos rápidos, precisos e interessantes, um humor sutil e protagonistas cativantes. Mesmo o apático Araragi-kun, o ex-vampiro que continua com a regeneração é tão atrativo quanto a Senjougahara, o primeiro caso de eventos fora da realidade que o animê apresenta. É formidável e a sugestão é que veja com um controle remoto em mãos. Vai precisar pausar muitas vezes para captar todos os flashes que o animê dispõe. Assombroso, apesar de não ser um terror, é um suspense de primeira.

Continuando com o clima sobrenatural, outra boa pedida é o animê xxxHolic. Este animê, apesar de ter momentos monótonos e engraçados, trata de espiríritos e maldições. Um ponto interessante é que ele te prende até o final. Típico não acham.. De forma bem breve, o animê conta a história de Kimihiro, que possui o "dom" de ver espíritos malignos. Quando uma estranha mulher lhe diz que consegue curar seu problema não hesita em aceitar sua proposta, mesmo que para isso tenha de ser seu escravo. Mas será que é tudo verdade?? Ou será isso uma ilusão provocada pela estranha mulher??

Mais animê que te dará medo e vontade de virar a cabeça e não ver é Higurashi no Naku Koro ni. A sinopse é um tanto quanto sugestiva: Num dia quente de verão em 1983, um estudante de nome Maebara Keiichi é transferido para uma pacífica vila rural em Hinamizawa. Ali, ele se torna amigo de Rena, Mion, Rika e Satoko, com as quais se torna muito próximo. Mas justamente quando estava assimilando a vida rural normalmente, ele se dá com a história negra de Hinamizawa, a qual aponta para inúmeros casos desconhecidos sobre assassinato e violência, desencadeados aparentemente por uma barragem que inundaria a vila. Keiichi então mergulha lentamente num estado de insanidade, ou, ao menos, é o que achamos (até o arco seguinte, diga-se de passagem). São quatro arcos de perguntas, e quatro arcos de respostas (duas das quais o anime não retrata). Um thiller sangüinário de deixar qualquer machão arrepiado, embalados em um gráfico tão meigo quanto Air e uma história que exige uma reflexão e uma camisa-de-força, após assimilada.
Resumindo, é para corações fortes e que não liguem muito para as tripas voando para tudo que é lado de seu monitor muahaha *risada maligna*

Lendário e classico animê de terror...esse não poderia faltar a lista, estou falando de Hell Girl – Jigoku Shoujo. Jigoku Shoujo trata do tema da morte. Mas enquanto Momo levava as almas ao paraíso e chorava por elas, Enma Ai, a Donzela do Inferno (Jigoku Shoujo), leva os espíritos diretamente para o inferno, com direito até ao barco e arco . "Deixai toda esperança, ó vós que entrais!". Horror sobre lenda urbana em que vc faz um contrato para que alguém seja morto. Basta conectar o computador exatamente a meia noite. Medoo *risadas maléficas*

Por fim, mas não menos importante, um anime pouco conhecido, mas muito bom. Seikimatsu Occult Gakuin. A história ocorre no ano de 1999, justamente antes da profecia de nostradamus sobre o apocalipse. A obra retrata o que aconteceria se a profecia fosse verdadadeira. O centro do enredo é numa academia fundada num lugar onde acontecem muitos fenômenos inexplicáveis. Isso atraiu muitos pesquisadores de ocultismo no local, e com o tempo essa escola foi sendo conhecida como a Academia de Ocultismo.

Agora cacem, meus leitores. Cace você que chegou até aqui nesta lista e divirta-se com as 13 opções. Mas atente para um detalhe: A noite do Halloween pode parecer eterna, se você não souber dizer o que é realidade e o que é fruto da sua imaginação. Aproveite bem.

A lista de animes de "terror" é bem grande, seria impossivel colocar todos aqui. Sendo assim voçê leitor pode nos ajudar com mais opções...basta comentar o que achou do post e se souber coloque também mais animes desse gênero... \o/

Que tal uma lista com os animes de terror atuais (2012) ? Então clique aqui 

2 comentários:

Yurye disse...

esqueceu de falar do Trinity Blood q é muito bom

Anônimo disse...

eu adorei esse otimo blog e olha que eu sou a
e todos os outros blogs que eu entrei eu nao gostei ta
Beijos

Postar um comentário